O Planalto da Cesareda

O Planalto da Cesareda

Com os passeios que fazemos pelo nosso Concelho, descobrimos o Planalto da Cesareda, que deve ser valorizado e preservado, pela sua elevada beleza natural, por ser um património natural riquíssimo e um património edificado muito importante.

Planalto das Cezaredas situa-se no centro da região Oeste de Portugal, abrangendo quatro concelhos: Bombarral, Lourinhã, Óbidos, e Peniche. Tem um comprimento de 12 Kms que vai desde São Bartolomeu dos Galegos até ao Monte do Picoto e tem uma largura de 10 Kms .
Constitui um local ideal para a prática de espeleologia, alpinismo, parapente, passeios a cavalo, ciclo turismo, circuitos pedonais, circuitos de manutenção física ou campismo.
O Planalto da Cesareda é um território calcário com cerca de 140 milhões de anos que se apresenta como um prolongamento do sistema serrano Aire/Montejunto, pertencente ao período que medeia entre o Cretácio e o Jurássico Médio, quando terminaram as violentas convulsões da crosta terrestre, então dominada por um clima quente e húmido, o mar começa a recuar nesta zona, provavelmente, quando se iniciou a formação das várias espécies fossilizadas, onde se destacam as amonites (fósseis de espécies marinha que terão desaparecido há cerca de 65 milhões de anos, na mesma altura que desapareceram os dinossauros).

No longo do Planalto da Cesareda existem também vários algares e grutas, que guardaram um importante espólio arqueológico, onde se destaca a Gruta Casa da Moura, cujos primeiros trabalhos de investigação feitos por Nery Delgado, ocorreram no século XIX, em 1866 e 1867.
O Planalto da Cesareda deve o seu nome ao facto de no seu centro geográfico, se encontrar uma pequena povoação chamada Casal das Cesaredas.
A flora da região caracteriza-se pela existência de grandes manchas com carrascos, quercus coccífera, pinheiros mansos e bravos, carvalhos, sobreiros e medronheiros.
As amonites, faziam parte de uma espécie marinha, que ocupou o nicho ecológico das actuais lulas, animais com dimensões variáveis, desde alguns centímetros a 1 metro de diâmetro, que viviam dentro de uma concha espiralada de natureza carbonatada, semelhante à dos actuais Náutilos.
Para além das Amonites e outras espécies fossilizadas, o Planalto da Cesareda, preserva também algumas ribeiras e um enorme reservatório de água subterrâneo.
Um sítio lindo para passear, descobrir tesouros do nosso passado e aprender de uma forma divertida, pena que tenha sido grande parte destruído pelo homem, pois ao construir uma estrada que percorre o Planalto para se chegar a 14 ou 15 ventoinhas eólicas, que tem como objectivo a produção de energia eléctrica através do vento, muito boas para o meio ambiente pena que não tenham pensado em preservar o nosso Património Natural, tão importante para o estudo da evolução da terra.

Mensagens populares